Se existe algo que me fascina é ouvir histórias de vida. Acompanhar a visita que a pessoa faz ao seu passado para relatar vivências. É sempre um momento de muita emoção que leva aquele que fala e, bem provável também o seu ouvinte, a oscilar entre risos e lágrimas. Lembranças são assim mesmo: evocam as mais diversas sensações! Basta ter sensibilidade para perceber o quanto cada relato é importante e ganha um novo sentido ao ser recordado em um outro contexto: desta vez para contar a trajetória de uma empresa!

Esta atividade que estamos desenvolvendo faz parte de um projeto maior: o aniversário dos 60 anos da Rádio Independente, que ocorre no dia 1º de abril de 2011. Várias outras ações serão desenvolvidas, entre as quais, a publicação de um livro que vai contar as seis décadas de atividades da emissora, com autoria do pesquisador José Alfredo Schierholt e da jornalista Greici Feldens Ruaro.
Tudo está sendo cuidadosamente planejado com muita dedicação pela Comissão Organizadora, liderada pelo diretor executivo do Grupo Independente Ricardo Brunetto. Também integram a equipe os colegas Paulo Rogério dos Santos, Fabiano Conte, Ricardo Sander e a publicitária Josita A. Pauli, da agência Wind Comunicação. A partir de hoje estaremos postando trechos das entrevistas e contaremos curiosidades que aparecem neste trabalho de resgate da memória da Rádio Independente.
(Dirce Becker Delwing)
JR Machado, Ditmar Born e Julieta Machado |
Nerlinho conversando com Ditmar |