sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A emoção de quem ajudou a construir a história da Rádio Independente



Delesia e Lauro Müller. Na foto à direita, Sebilla, Delesia, Arminda e Julieta
  Se existe algo que me fascina é ouvir histórias de vida. Acompanhar a visita que a pessoa faz ao seu passado para relatar vivências. É sempre um momento de muita emoção que leva aquele que fala e, bem provável também o seu ouvinte, a oscilar entre risos e lágrimas. Lembranças são assim mesmo: evocam as mais diversas sensações! Basta ter sensibilidade para perceber o quanto cada relato é importante e ganha um novo sentido ao ser recordado em um outro contexto: desta vez para contar a trajetória de uma empresa!


É com esta intenção que o colega Ditmar Henrique Born e eu estamos visitando os antigos funcionários da Rádio Independente, hoje aposentados, em fase de aproveitar as regalias de quem não precisa mais acordar cedo para cumprir as rotinas de uma emissora de rádio, muito embora não escondam a saudade dos bons tempos vividos no ambiente profissional e o orgulho por integrar a “Grande Família Independente”, denominação do saudoso Lauro Mathias Müller, lembrado por todos como um grande ser humano e um homem apaixonado pela sua profissão.
Esta atividade que estamos desenvolvendo faz parte de um projeto maior: o aniversário dos 60 anos da Rádio Independente, que ocorre no dia 1º de abril de 2011. Várias outras ações serão desenvolvidas, entre as quais, a publicação de um livro que vai contar as seis décadas de atividades da emissora, com autoria do pesquisador José Alfredo Schierholt e da jornalista Greici Feldens Ruaro.


 
Tudo está sendo cuidadosamente planejado com muita dedicação pela Comissão Organizadora, liderada pelo diretor executivo do Grupo Independente Ricardo Brunetto. Também integram a equipe os colegas Paulo Rogério dos Santos, Fabiano Conte, Ricardo Sander e a publicitária Josita A. Pauli, da agência Wind Comunicação. A partir de hoje estaremos postando trechos das entrevistas e contaremos curiosidades que aparecem neste trabalho de resgate da memória da Rádio Independente.
(Dirce Becker Delwing)



JR Machado, Ditmar Born e Julieta Machado

Nerlinho conversando com Ditmar