segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O jeito de fazer rádio de HERON DE OLIVEIRA

 Jacy Pretto, primeiro repórter da unidade móvel
Em julho de 1985,  Heron de Oliveira veio de uma emissora de Porto Alegre para atuar no Grupo Independente. Começou a apresentar um programa das 9 às  11h30min, chamado “Comando Geral”. O grande diferencial foi a interação com o ouvinte,  convidado a se manifestar no ar através do microfone da unidade móvel. O trabalho de relacionamento direto com o público era realizado pelo então repórter Jacy Pretto.


 Sobre a expressiva audiência do programa, Heron comenta:
A fórmula era muito simples: investia-se na  participação do ouvinte, o que era efetivado com uma unidade móvel muito atuante,  telefone sendo utilizado  para complementar as informações que a unidade móvel trazia, às vezes trabalhando combinadamente telefone, unidade móvel e microfone no estúdio.
Foi um momento bom do rádio e na minha vida. (...) O rádio não deve apenas ser um companheiro. Deve ser uma necessidade de consumo. Hoje é muito mais difícil fazer rádio por todas as concorrências que existem.

À época, a  grande inovação foi a unidade móvel
 
Jacy Pretto


Jacy Pretto destaca que a atuação como repórter da unidade móvel no programa do Heron de Oliveira foi muito importante para a sua carreira.

Eu posso dizer que trabalhar com ele foi “o pulo do gato”.
Destaca que aprendeu muito, especialmente na área policial onde, em alguns casos, o trabalho de jornalismo investigativo contribuiu para que a Polícia chegasse aos criminosos e pudesse realizar a  prisão dos mesmos.









Nenhum comentário: