domingo, 27 de fevereiro de 2011

“Programa Arroio do Meio em Foco”, na voz de NORBERTO RITT

 O depoimento de um profissional apaixonado pela sua profissão




Norberto Ritt (à direita). 
      
Sou  Norberto Ritt, ”Beto”,  nasci no dia 26 de agosto de 1944, em  Porto Alegre,  sou filho de Augusto Ritt e de dona Maria Clara Ritt.  Há mais de 45 anos sou radialista.
        
A minha entrada para a Rádio Independente aconteceu por acaso.  Além de ajudar meus pais no Armazém, também ajudava no Tabelionato. Naquela época, quem apresentava  o programa ( Arroio do Meio em Foco ) era Plínio Backendorf, e eu já havia ajudado a apresentar algumas notas.  Em 1965, Plínio  fez Concurso para os Cartórios de Títulos e  Documentos,  Pessoa Jurídica e Protesto de Títulos, em Caxias do Sul.

 Para minha surpresa, certo dia,  Plínio entrou na minha casa e disse que tinha uma ótima notícia para mim, então explicou: “Fui aprovado no concurso Tirei o primeiro lugar e quero que você  seja o apresentador do programa. Vou te ajudar, dar todas as dicas e informações e vai dar tudo certo”.

Meus pais  me deram todo o apoio. Plínio Backendorf comunicou da sua decisão ao seu Lauro Mathias Müller, informando que a partir de primeiro de agosto de  1965 o programa teria novo apresentador, Norberto Ritt. Fui  junto e tive meu nome  logo aprovado.  Foi um prazer conhecer o Seu Lauro  e os futuros colegas.  Fui bem recebido e tive uma excelente impressão da Radio Independente. A partir daí comecei a me dedicar ao programa, sempre seguindo as recomendações do Diretor Lauro Mathias Müller e do Seu Plínio.

E neste dia, 1º de agosto  de 1965,   apresentei   o programa sozinho,  era apresentado ao vivo, tinha a duração de 15 minutos.
A Rádio   havia cedido  um aparelho para Seu Plínio e que era ligado ao Centro Telefônico Municipal.  Se eu não me engano, naquele ano, o programa era apresentado às 12 horas  e tinha a duração de 15 minutos.
Sempre tive  a   ajuda das   telefonistas. Ligava uns minutos antes e elas se encarregavam  de conseguir conexão com a Rádio Independente.
Muitos problemas aconteceram: interferência na linha telefônica, outras vezes quando iniciava o programa, alguém cortava a linha telefônica, o que interrompia a apresentação.

 Algum tempo depois, comecei a viajar, todos os dias, de ônibus para apresentar o programa direto da Rádio, aí nunca mais deu problema.  Pegava o ônibus Águia  Branca na Rodoviária ou na Parada de ônibus até a Rodoviária de Lajeado e, de lá,  caminhava até a Rádio, à época,  localizada na rua  Silva Jardim.

Em 1993, tive que me submeter a uma cirurgia de Aneurisma Torácica, em Porto Alegre. Quando voltei, através do Diretor Lauro Mathias Müller, foi cedido um Deck, o que facilitou em muito para mim. Gravava o programa em casa e alguém levava até a Rádio.  A partir de  2000, iniciou-se um novo modo de gravar e enviar.  Grava-se o programa no computador, salva-se,  arquiva-se e segue via internet. 





Norberto Ritt (D) com Josevan Ferreira na transmissão  de  aniversário do município de A. do Meio, em 2007.
   Atualmente, Norberto Ritt está afastado das suas atividades profissionais devido a um tratamento de saúde. Ainda assim não consegue ficar longe da empresa, volta e meia, visita os colegas e verifica se as notícias e os procedimentos do seu programa estão de acordo com a sua forma de trabalhar, sempre com muita dedicação, respeito e responsabilidade, o que seguirá fazendo tão logo que estiver recuperado.
        

2 comentários:

Anônimo disse...

Nesta foto a legenda está incorreta qdo informa o nome de Cássio Fernando..

Cássio Fernando

Anônimo disse...

As camisetas amarelas em todos desta foto , mostram possivelmente o dia do aniversário da Independente entre 82 a 84 , qdo todos os funcionários usavam uma alusiva..
O João Pedro deve ter fotos das Tropical e mesmo desta data da foto , onde apareço..Trabalhei até final de 1984 em lajeado qdo fui para a Atlântida Fm de Santa Maria..

Att

Cassio F.