sexta-feira, 26 de agosto de 2011
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
HISTÓRIA DA INDEPENDENTE NA CASA DE CULTURA
Abriu nesta segunda-feira, na Casa de Cultura de Lajeado, e segue até o dia 22 de setembro, a exposição que exibe os painéis decorativos referentes à história da Rádio Independente. São três peças com cerca de dois metros de altura, compostas de fotos e textos que resumem as seis décadas da emissora na mesma formatação como são contadas no livro.
Na abertura da exposição, o diretor executivo do Grupo Independente RICARDO BRUNETTO destacou que o objetivo central é motivar as pessoas a conhecerem a trajetória da empresa, servindo como um chamariz para apreciação do livro que foi escrito pelo historiador José Alfredo Schierholt e que tem a coautoria da jornalista Greici Feldens.
BRUNETTO ressaltou que há obras disponíveis na Biblioteca Municipal de Lajeado e, para quem deseja ter o seu próprio exemplar, a venda está ocorrendo na Recepção da emissora, nas lojas da Cometa Livraria e papelaria e na Livraria Sommer do Unicshopping.
É importante destacar que toda a renda arrecadada será destinada a uma entidade filantrópica do município.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
ALIVAT RECEBE LIVRO DA INDEPENDENTE
terça-feira, 16 de agosto de 2011
TEXTO DA CONTRACAPA DO LIVRO É DE 1969!
Nas últimas semanas, quando o livro estava quase pronto, era hora de decidir a formatação da capa e de definir os textos que iriam compor esta parte.
Pensamos em aproveitar fragmentos do Prefácio, escrito por Alexandre Garcia, mas havia um outro espaço a ser ocupado.
Não recordo de quem foi a ideia, mas decidiu-se colocar um trecho de uma crônica de Lauro Müller.
Lauro Mathias Müller |
Coube a mim fazer a seleção deste material. O texto, abaixo, parece que foi escrito especialmente para esta obra. É uma preciosidade de tantas deixadas por Lauro Mathias Müller:
Esta é a história da Rádio Independente. A história de uma emissora que se criou para servir uma coletividade e que, estes anos todos, nada mais fez do que cumprir com a finalidade dos seus idealizadores. É a história de um órgão de divulgação que acompanhou muito de perto, passo a passo, a fase mais marcante de todo o progresso e evolução de Lajeado e da região.
Por tudo que somos, por tudo que fizemos, devemos ao nosso público, aos milhares de ouvintes que, ao nos ouvirem, nos estimulam para prosseguirmos procurando sempre o melhor em retribuição desta confiança. Muito obrigado, minha gente!
(Lauro Mathias Müller – (in memoriam) – Discurso no 18º aniversário da emissora, em 1969)
domingo, 14 de agosto de 2011
LIVRO DA INDEPENDENTE NA FEIRA
O livro Rádio Independente – 60 anos no ar está à venda nas livrarias que estão participando da 6ª Feira do Livro Lajeado 2011, que ocorre até este domingo, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A obra é de autoria do historiador José Alfredo Schierholt e tem a coautoria da jornalista Greici Feldens.
No evento, os visitantes também podem apreciar os painéis decorativos que resumem as seis décadas de história da emissora, na mesma formatação em que são contadas no livro, em três eras distintas: antes de Lauro Müller, a era Lauro Müller e a era atual, que tem como diretores, João Pedro Müller, Gabriel Müller e Ricardo Brunetto.
A obra também pode ser adquirida na Recepção da Rádio Independente, na Livraria Sommer do Unicshopping e na Cometa Livraria e Papelaria, que fica no centro da cidade de Lajeado. O valor do exemplar é R$ 30,00 e os recursos adquiridos com a venda serão destinados a uma entidade filantrópica da cidade.
ALEXANDRE GARCIA RESUME A OBRA . LEIA!!!
RÁDIO INDEPENDENTE - 60 ANOS NO AR
PREFÁCIO DO LIVRO
O que o leitor tem pela frente não é apenas a história de uma emissora de rádio, nem a saga de uma rara empresa capaz de chegar aos 60 anos de vida exitosa. O que a leitura vai revelar é a própria história do desenvolvimento de Lajeado e, por consequência, da região do Vale do Taquari impulsionada pela locomotiva lajeadense. Concluiríamos, assim, que a Rádio Independente, há 60 anos no ar, foi fator primordial, foi combustível, foi estímulo para o progresso de Lajeado e da região. Mas temos que concluir também que Lajeado foi vital para o desenvolvimento da Rádio e do rádio na região. Sua economia pujante foi alavanca que impulsionou a Rádio. Uma e outra, a rádio e a cidade conviveram num círculo virtuoso. Uma relação simbiótica em que um faz bem ao outro.
O que o leitor tem pela frente não é apenas a história de uma emissora de rádio, nem a saga de uma rara empresa capaz de chegar aos 60 anos de vida exitosa. O que a leitura vai revelar é a própria história do desenvolvimento de Lajeado e, por consequência, da região do Vale do Taquari impulsionada pela locomotiva lajeadense. Concluiríamos, assim, que a Rádio Independente, há 60 anos no ar, foi fator primordial, foi combustível, foi estímulo para o progresso de Lajeado e da região. Mas temos que concluir também que Lajeado foi vital para o desenvolvimento da Rádio e do rádio na região. Sua economia pujante foi alavanca que impulsionou a Rádio. Uma e outra, a rádio e a cidade conviveram num círculo virtuoso. Uma relação simbiótica em que um faz bem ao outro.
Ao longo deste livro, depois de sermos apresentados ao rádio, vamos descobrindo uma história de iniciativa, de audácia, de percepção e de talento, que fez nascer, crescer e amadurecer a Rádio Independente. É uma história de pessoas, e não apenas daquelas diretamente envolvidas na produção radiofônica. História de investidores, de anunciantes, de ouvintes, de gente solidária que confundiu suas vidas com a da Rádio, que marcou sua rotina com a sintonia da Independente, que foi fiel, apoiadora - e ganhou com isso. Ganhou informação, entretenimento, ganhou prestação de serviço e criou uma relação que funciona como um caminho de duas mãos.
Também é uma história de talentos. Ninguém faz rádio sem talentos. Nenhuma rádio vive 60 anos de prestígio sem talentos. O livro mostra esses talentos, do nascedouro heroico aos gloriosos dias atuais. Gente de todas as origens, de diferentes formações, que se iguala diante da tarefa de fazer rádio. Todos mostraram - como hoje demonstram - talento para o rádio. Nenhum encarou o desafio para ficar rico. Rádio não enriquece o bolso. Enriquece o coração, com a sensação de prestar serviço à comunidade. Os que passaram e os que passam pela Independente estão milionários com essa riqueza do dever bem cumprido.
Este livro é resultado de um trabalho de equipe, mas sobretudo do professor José Alfredo Schierholt, esse historiador, pesquisador, documentarista e repórter. Com persistência e um trabalho incansável, ele entrega esta obra para a comunidade a que a Rádio Independente tem servido por 60 anos. A história de tantos feitos servirá de inspiração para os que continuarem a caminhada rumo ao centenário da AM 950.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
INDEPENDENTE ENTREGA LIVROS ÀS ESCOLAS
O diretor executivo do Grupo Independente Ricardo Brunetto esteve nos Colégios Madre Bárbara e Alberto Torres para entregar exemplares da obra Rádio Independente - 60 anos no ar. Escrito pelo pesquisador José Alfredo Schierholt e com coautoria da jornalista Greici Feldens, o livro conta a trajetória da emissora, ao mesmo tempo em que recorda fatos que marcaram o desenvolvimento de Lajeado e da região.
No Colégio Evangélico Alberto Torres, Brunetto foi recebido pelo diretor do educandário Ardy Storck, que destacou a importância da obra para o acervo da biblioteca, especialmente porque recupera a trajetória de uma emissora que cresceu junto com a comunidade.
Ardy Storck com Ricardo Brunetto |
Já no Colégio Madre Bárbara, o diretor executivo do Grupo Independente esteve reunido com a diretora Maria Elena Jacques, a vice-diretora Justine Thomas e a bibliotecária Micheli Jacques.
Diretora Maria Elena Jacques |
Na oportunidade, a diretora também presenteou a Rádio Independente com o livro que conta a história dos cem anos da instituição, publicado em 1997, pelo pesquisador José Alfredo Schierholt.
Este ano, no dia 30 de janeiro, o Colégio Madre Bárbara completou 114 anos.
Atualmente, tem cerca de 700 alunos matriculados desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Atualmente, tem cerca de 700 alunos matriculados desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Ricardo Brunetto, Micheli Jacques e Maria Elena Jacques |
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
PAINÉIS DA INDEPENDENTE ESTÃO NA PREFEITURA
Os painéis decorativos que contam a história dos 60 anos da Rádio Independente estão expostos no saguão da Prefeitura de Lajeado, no segundo pavimento onde fica o auditório e o gabinete da prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso.
São três painéis que resumem o livro Rádio Independente – 60 anos no ar, de autoria do pesquisador José Alfredo Schierholt e com coautoria da jornalista Greici Feldens. Compostos por fotos e frases, os painéis mostram as principais características da emissora nas três eras: antes de Lauro Müller, a era Lauro Müller e o momento atual: a era João Pedro Müller.
Como comenta Ricardo Brunetto, diretor executivo do Grupo Independente, esta mostra itinerante tem por objetivo levar à comunidade aspectos da trajetória de um veículo de comunicação que foi fundamental para o desenvolvimento de Lajeado e do Vale do Taquari.
De forma detalhada, as seis décadas da Rádio Independente são contadas na obra Rádio Independente – 60 anos no ar, que é constituída de 200 páginas, ilustrada com 80 fotos e que foi escrita com a preocupação de promover uma leitura informativa e, ao mesmo tempo, muito prazerosa.
Os livros podem ser adquiridos na Recepção da emissora, ou na Livraria Sommer do Unicshopping, ao preço de R$ 30,00. O valor arrecadado com a venda da obra será destinado a uma entidade filantrópica.
Assinar:
Postagens (Atom)