domingo, 14 de agosto de 2011

ALEXANDRE GARCIA RESUME A OBRA . LEIA!!!


RÁDIO INDEPENDENTE - 60 ANOS NO AR

                                                          


   
                               PREFÁCIO  DO LIVRO

    O que o leitor tem pela frente não é apenas a história de uma emissora de rádio, nem a saga de uma rara empresa capaz de chegar aos 60 anos de vida exitosa. O que a leitura vai revelar é a própria história do desenvolvimento de Lajeado e, por consequência, da região do Vale do Taquari impulsionada pela locomotiva lajeadense. Concluiríamos, assim, que a Rádio Independente, há 60 anos no ar, foi fator primordial, foi combustível, foi estímulo para o progresso de Lajeado e da região. Mas temos que concluir também que Lajeado foi vital para o desenvolvimento da Rádio e do rádio na região. Sua economia pujante foi alavanca que impulsionou a Rádio. Uma e outra, a rádio e a cidade conviveram num círculo virtuoso. Uma relação simbiótica em que um faz bem ao outro.

       Ao longo deste livro, depois de sermos apresentados ao rádio, vamos descobrindo uma história de iniciativa, de audácia, de percepção e de talento, que fez nascer, crescer e amadurecer a Rádio Independente. É uma história de pessoas, e não apenas daquelas diretamente envolvidas na produção radiofônica. História de investidores, de anunciantes, de ouvintes, de gente solidária que confundiu suas vidas com a da Rádio, que marcou sua rotina com a sintonia da Independente, que foi fiel, apoiadora - e ganhou com isso. Ganhou informação, entretenimento, ganhou prestação de serviço e criou uma relação que funciona como um caminho de duas mãos.

       Também é uma história de talentos. Ninguém faz rádio sem talentos. Nenhuma rádio vive 60 anos de prestígio sem talentos. O livro mostra esses talentos, do nascedouro heroico aos gloriosos dias atuais. Gente de todas as origens, de diferentes formações, que se iguala diante da tarefa de fazer rádio. Todos mostraram - como hoje demonstram - talento para o rádio. Nenhum encarou o desafio para ficar rico. Rádio não enriquece o bolso. Enriquece o coração, com a sensação de prestar serviço à comunidade. Os que passaram e os que passam pela Independente estão milionários com essa riqueza do dever bem cumprido.


       Este livro é resultado de um trabalho de equipe, mas sobretudo do professor José Alfredo Schierholt, esse historiador, pesquisador, documentarista e repórter. Com persistência e um trabalho incansável, ele entrega esta obra para a comunidade a que a Rádio Independente tem servido por 60 anos. A história de tantos feitos servirá de inspiração para os que continuarem a caminhada rumo ao centenário da AM 950.




                                                                                        Alexandre Garcia

Nenhum comentário: