sábado, 30 de outubro de 2010

A VIDA QUE O RÁDIO MOVIMENTA


Eu ficava na janela ouvindo a conversa. A vizinha relatava para a minha mãe a história que havia escutado no rádio. Impressionada, reproduzia detalhes da notícia de um assalto ocorrido em Porto Alegre e do qual ficara sabendo por uma emissora da capital.

Foi na década de 1970 quando o rádio entrou na casa da maioria das famílias da comunidade onde cresci. 

Primeiro rádio da minha família


 Dava para perceber, e hoje quando repouso o meu olhar sobre aqueles dias, identifico com clareza as novas inspirações de fala trazidas por este veículo de comunicação.

 Até então, os temas nas rodas de conversa giravam em torno de condições climáticas, plantações, crenças e histórias do passado.

Lauro Mathias Müller
A Rádio Independente participava diretamente do progresso das comunidades.

As reflexões feitas por Lauro Mathias Müller eram recontadas pelos agricultores.
O seu carisma e a forma como tratava os ouvintes fazia dele um familiar, um amigo, alguém em quem nós crianças deveríamos nos espelhar para termos uma vida melhor. Um ídolo!

Antigo endereço da emissora onde hoje funciona a Acil.


E foi por isso que a minha mãe nos trouxe até a cidade, meu irmão e eu -, para visitarmos a Rádio Independente. Ela  desejava que vissemos Lauro Müller de perto. Ainda lembro que ele saiu do estúdio para falar conosco, vestia um traje marron, usava óculos e tinha uma barba rala. Pediu o nosso nome, mostrou alguns equipamentos e voltou a ocupar o microfone. Por algum tempo, ficamos espiando pelo vidro, do lado de fora do estúdio.
Não cheguei a trabalhar com Lauro Müller, não tive tamanha sorte, mas o seu exemplo deixou tantas marcas que, de alguma forma,  posso reconhecê-lo no jeito de ser dos colegas que estiveram com ele por esses anos todos.

Ainda hoje guardo lembranças da imaginação que as suas falas produziam em mim nos meus tempos de criança. Por tudo isso, sinto tanto prazer em participar do projeto de resgate da memória da Rádio Independente.
                                                                                          (Dirce Becker Delwing)

Nenhum comentário: