terça-feira, 11 de outubro de 2011

LIVRO DA INDEPENDENTE É RECEBIDO COM ALEGRIA



Nadja e Erni Teixeira com Ditmar Born



Dentro do roteiro de entrega de livros a pessoas que ajudaram a resgatar a história da Independente, estivemos visitando o casal Nadja e Erni Teixeira da Silva. Já haviam lido boa parte da obra que receberam de presente do filho, o atual secretário de Cultura e Turismo de Lajeado Gerson Teixeira. No entanto, comemoram o ato simbólico da emissora: prestigiar aqueles que foram imprescindíveis para ajudar a lembrar o que estava apenas no pensamento e nas lembranças de quem vivenciou as primeiras décadas de funcionamento da Rádio Independente.

A contribuição de Erni foi de grande importância, especialmente pelo fato de estar entre aqueles que ajudaram a pensar a fundação da emissora, no final da década de 1940. Erni não era um líder comunitário, muito menos uma figura política conhecida, mas trabalhava no escritório de Otávio Trierweiller, onde aconteciam as reuniões de planejamento para a fundação da emissora.



Erni Teixeira da Silva e Nadja Lopes da Silva trabalharam na Rádio Independente durante oito anos. Eles são casados desde 14 de fevereiro de 1953  e se conheceram na emissora. Tiveram cinco filhos.

Erni  recorda que a sua admissão foi decidida em reunião da diretoria da emissora. Ele soube disso mais tarde quando reuniu a documentação para fins de aposentadoria.


Lembra do texto que fazia referência à remuneração que iria receber: “A diretora resolveu contratar Erni Teixeira da Silva para a função de locutor, com o salário de quatrocentos cruzeiros por mês, sendo que duzentos cruzeiros serão dados para Norberto Sheer, que faz a “Hora Alemã” nos domingos”.



 

Nenhum comentário: