terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO VISITA DO OUVINTE


A professora aposentada Selmira Schroeder, 79 anos, moradora do Bairro São Cristóvão, visitou a Rádio Independente. O desejo?! Conhecer as atuais instalações, já que ela havia visitado a emissora em 1951, no ano da inauguração. À época, ela trouxe uma turma de alunos de Forquetinha para uma apresentação no auditório.

Ela comenta que sempre acompanhava os comentários de Lauro Müller e  que, durante a sua carreira, muitas vezes, teve a ajuda da emissora nas promoções que envolviam escolas do município.


Selmira era admiradora do trabalho de Lauro Müller


Ao visitar os vários departamentos, ficou impressionada com a modernidade tecnológica  presente no cotidiano do jornalismo.

O projeto Visita do Ouvinte faz parte das comemorações dos 60 anos da Rádio Independente.

1963: INDEPENDENTE CONTRATA GASTÃO VALANDRO

Vai estar no livro...

Foi um dos últimos enriquecimentos para a Independente sob a gerência de Oswaldo Carlos, Gastão Valandro na locução do Show de Notícias ao meio dia, em dupla com Oswaldo Carlos. Concorreu com 44 candidatos. Como presente no seu 21º aniversário, iniciou em 22-2-1963. Depois, foi galgando degraus, como redator esportivo, comercial e noticiarista. Por muitos anos, foi um dos mais destacados narradores de futebol, comentarista esportivo no Vale do Taquari.
Para o Memorial Independente Valandro contou que lembra bem de seu primeiro dia. Tremia mais que vara verde e suava muito, mas tinha muita facilidade na leitura dos textos ou notícias. Aos poucos, fui conquistando o espaço de maior audiência como titular.

Ainda hoje Gastão é elogiado pela correta pronúncia dos sobrenomes em língua alemã.
                                                                         (texto: José Alfredo Schierholt)

O QUADRO QUE RECORDA A INDEPENDENTE

EVALDO LOTHAR RITTER, 71 anos, agricultor aposentado, morador do bairro Olarias, em Lajeado, lembra detalhes de um evento promovido pela Rádio independente, em 1960. Uma corrida de bicicleta que tinha a participação de cerca de 40 ciclistas e o percurso  era de 40 quilômetros.

A largada foi defronte ao prédio da Acil, passando pelo Bairro Florestal, onde a maior parte do caminho era de chão batido.

Ritter venceu a corrida num tempo de 1 hora e 12 minutos, quando retornou ao ponto de chegada sob aplausos de muitos expectadores.

Orgulhoso, exibe o quadro com a foto que conserva na sala da sua casa e recorda que a sua bicicleta era comum, sem marchas e  não tinha quaisquer recursos que pudessem favorecer o pedalo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FESTA PARA OS 60 ANOS!

Mais de dez mil pessoas participaram sábado, 28 de maio,  do show nacional com o cantor Luan Santana, no estádio do Lajeadense, no bairro Florestal.

O evento foi em comemoração aos 60 anos do Grupo Independente e 100 anos do  Clube Esportivo Lajeadense. 

A equipe do Grupo  Independente esteve presente, tanto na cobertura do show como no camarote que reuniu convidados, patrocinadores e funcionários das entidades promotoras do evento.




  Veja  fotos que registram ocorrências dos bastidores do show.






quinta-feira, 26 de maio de 2011

...VOCÊ VAI LER NO LIVRO!

Credibilidade

Ao longo dos 60 anos, de forma independente,  a Rádio foi construindo esta credencial. É como que um prédio alto, que se vê de longe, como um referencial, construído lenta e seguramente, pedra sobre pedra, sempre no prumo certo e no alinhamento da verdade.
Surgindo alguma faceta errada ou aspecto omisso, a notícia era de imediato corrigido ou completado. Este posicionamento sempre foi reforçado por Lauro Mathias Müller e assim segue nos dias atuais.

Nesse sentido, o radialista Jacy Pretto, faz o seguinte comentário ao Memorial Independente


Jacy Pretto (D)

Seu Lauro pedia para não perdermos a credibilidade. Ele dizia que a informação deve ser dada, se possível, em primeira mão.

No entanto, frisava: - se não tiveres a informação correta, é preferível seres o último a informar, mas informar com credibilidade.

E repetia: - Você pode ser o último a informar de todas as emissoras de rádio, se até então não tiveres a informação correta.


(Texto: José Alfredo Schierholt - historiador)



segunda-feira, 23 de maio de 2011

FAZ parte da história da INDEPENDENTE!

Cássio Fernando em abril de 2011.
Depoimento de
Cassio Fernando Scheer



Entrei na emissora a partir de uma visita que fui fazer ao prédio antigo da rádio, na praça Gaspar Martins, em 1979.  Nesse ano, a Independente já estava se transferindo para o Alto do Parque.

Fui até o prédio novo, naquela época bem distante do centro de Lajeado, e falei com  João Pedro Müller, que me empregou como operador de som na sala de gravações.

Entrei na Rádio Independente em 13.12.1979 , como operador de som. Quem me apresentou o esquema todo e me ensinou a operar foi  o próprio João Pedro.


Cássio Fernando atuando como operador

Trabalhei como operador de gravação e depois como locutor apresentador na AM,  no Show de Notícias do meio dia em dupla com Gastão Valandro, Ivo Padilha e Brito eventualmente.

Atuei como operador de som do Clube Independente com Sebilla Cemin, Renato Worm e Gilmar Gianezini, em 1980, sendo que nesse programa comecei a gravar (locução), alguns recadinhos musicais, que era um quadro deste programa (Clube Independente) e que trazia cartas de ouvintes mandando homenagem com trechos de musicas conhecidas da época. 

Também  fui operador do programa Panorama com Lauro Müller e, em 1982, comecei junto com a Tropical FM como locutor da parte da manhã.
Na Independente eu fiquei até 1985 quando fui chamado pela RBS de Porto Alegre para uma vaga na Atlântida FM de Santa Maria.

NERLINHO: A VOZ QUE PREDOMINAVA NA CASA!

Quando era criança, nos sábados à tarde, havia um ritual na minha casa que recordei recentemente. Meu pai, que hoje está com 73 anos, fazia a barba com uma solenidade ímpar.
Ele sentava na varanda da casa, pegava o espelho, daquele tipo com borda laranja que era vendido nos armazéns do interior, colocava sobre a mesa, geralmente escorado em alguma lata que dava a sustentação para que ficasse em pé. Depois, pegava uma bacia com água, a saboneteira, organizava o aparelho de barbear,  não do tipo descartável como hoje. Era um instrumento de metal onde a pessoa substituía apenas a lâmina. Com uma espécie de pincel, ele espalhava espuma pela face e, então,  fazia a barba.

Fui capaz de lembrar, com nitidez,  daqueles tempos quando  entrevistei  Alfredo Lussani, o Nerlinho, para o Memorial Independente. Recordei da voz, que me era familiar, porque meu pai fazia a barba ouvindo o Nerlinho.


Nerlinho (à esquerda) com colegas da Independente, na década de 1980.


A questão que talvez me marcou é que ninguém podia dar um pio. Ganhei alguns xingões por conta disso. Acredito que era a hora em que meu pai organizava os pensamentos e se dava o privilégio de dar exclusividade ao radialista, um homem que, com o seu jeito simples, animado e criativo,  soube cativar o coração dos seus ouvintes.


Nerlinho (E) em 18/08/2010.

Para eternizar as boas surpresas da vida, na ocasião da entrevista, tirei uma foto com Nerlinho e dei de presente ao meu pai.
(Dirce Becker Delwing)

CURIOSIDADES DE UMA PESQUISA

Partilhando...
... uma pérola que encontrei no Livro de Atas da Rádio Independente Ltda., referindo-se à atuação de Lauro Müller, destacada na Assembléia de 23-3-1974:

Ruy Lopes, o presidente fez referências elogiosas  ao magnífico ambiente de trabalho criado pelo Diretor Lauro Mathias Müller, com e entre todos os servidores da Emissora, dos mais modestos aos mais graduados, todos dedicados, com satisfação, às suas tarefas e empenhados no sucesso e bom nome da empresa cf a mesma Ata nº 24.

(José Alfredo Schierholt, em pesquisa para o livro
RÁDIO INDEPENDENTE 60 anos no ar)




Lauro Müller, em 1998.


Fabiano Conte fala sobre Lauro Müller:
A simplicidade dele ao tomar café com a gente. Eu lembro quando ele tirava um bilhetinho do bolso. Era quando ele tinha algumas coisas que queria comentar.

 Ele era muito de trocar idéias e aceitava muito. Às vezes ele não dizia na hora, mas, no outro dia, chamava a gente para dizer: - aquela tua idéia é bacana, vamos tocar!



Eu o tenho como referência até hoje, um ícone do jornalismo. Seriedade, credibilidade, muita calma para decidir as coisas.  Isso aprendi com ele.

 
...depoimento de Norberto Ritt (em outubro de 2010) para o Memorial Independente.
 Norberto faleceu no dia 10/04/2011.

         Desde o primeira dia que o conheci foi sempre a mesma pessoa.  Íntegro, honesto, sincero, um homem excepcional , além de chefe era um grande amigo e pai. Era um homem apaixonado pelo Rádio, sabia o que ele fazia e queria.
      Quando precisava de um conselho e perguntava ao seu Lauro, a resposta já estava na ponta da língua. Era incrível,  tudo o que dizia me acalmava e  me animava. É só uma pena que pessoa extraordinária como seu Lauro, não deveria partir  para o mundo espiritual  tão cedo.  Se hoje sou o que sou, muito devo ao seu Lauro. 
 Eu só tenho que dizer a ele, mesmo distante daqui, de coração, o meu muito obrigado por tudo o que ele fez por mim. Muito obrigado de coração!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

...UM HINO PARA A INDEPENDENTE

O  Hino à Rádio Independente foi executado, pela primeira vez, no dia do seu aniversário, durante transmissão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Mathias Müller, no Bairro Planalto. Uma surpresa para a emissora, um presente, uma homenagem que fica para a história.
Letra e música: Simone Prinz Cordeiro. A interpretação é dela e de um grupo de alunos da escola:
   

Simone Prinz Cordeiro (com o violão) é a autora do hino




Rádio Independente
1.     Sessenta anos de história
Fruto de um trabalho empreendedor
Com solidez e credibilidade
Que quatro gerações fizeram com amor.

Refrão:
Rádio Independente
No Vale do Taquari
          Informação de qualidade é feita aqui

2.     Dedicados diariamente ao ouvinte
Envolvidos em promover a comunicação
Gerando desenvolvimento econômico e social para a região

3.     Debates, notícias e entrevistas
Radiojornalismo em primeiro lugar
Trazendo entretenimento ao público
Esta empresa familiar.

terça-feira, 17 de maio de 2011

HOMENAGENS RECEBIDAS NOS 60 ANOS

 Durante o mês dos 60 anos, a emissora recebeu as mais diversas homenagens de ouvintes, instituições e empresas. Muitos ofícios, cartas, e-mails, presentes e placas alusivas foram entregues à Direção do Grupo Independente e que agora integram o Memorial Independente.


Entre as homenagens, a presença do Projeto Conviver de Lajeado, no dia 1º de abril, na transmissão que fizemos direto da Escola Municipal Lauro Mathias Müller, localizada no Bairro Planalto. A mensagem que entregaram à Direção da emissora, assim destaca: 

Nós já fomos crianças e jovens. Hoje estamos na Terceira Idade. Mas a vida para nós continua cheia de felicidade. O projeto Conviver aceita integrantes a partir dos 60 anos. Parabéns pelo seu aniversário (60 anos)! São os votos do Projeto Conviver da STHAS - Prefeitura de Lajeado.

O grupo também homenageou a emissora com várias músicas, que tiveram o acompanhamento improvisado do radialista, apresentador da Independente RENATO WORM. Veja o vídeo:


segunda-feira, 16 de maio de 2011

NOS 60 ANOS, NASCE O ARROIO DO MEIO EM DESTAQUE


O texto, abaixo em azul, foi escrito pelo colega Márcio Steiner e mostra a satisfação com que ele inicia este novo projeto em parceria com Robson Ritt, filho do saudoso Norberto Ritt, falecido em 10 de abril passado.

Norberto apresentou, por quase 46 anos, o programa Arroio do Meio em Foco. Só parou porque a doença não deixou que continuasse. Insistiu até os últimos dias. Mesmo muito fragilizado, acompanhava o filho Robson até a emissora. Desde o seu adoecimento, o filho estava auxiliando o pai.

Como Norberto deve estar em paz! Foi o que falamos nos corredores da Independente. Seus ouvintes não ficarão desinformados, afinal, esta sempre foi a sua maior preocupação: levar à população arroiomeense e cidades vizinhas as últimas notícias de interesse destas comunidades.


Venho por meio deste agradecer a todos a oportunidade que me foi confiada de apresentar e juntamente com Robson Ritt produzir o novo programa do município de Arroio do Meio.
Intitulado ARROIO DO MEIO EM DESTAQUE, vai ao ar a partir de 1º de junho, no mesmo horário que era apresentado por Norberto Ritt o ARROIO DO MEIO EM FOCO.
Este email -
amdestaque@gmail.com -  foi   criado para um contato mais direto para com o programa.
Qualquer sugestão ou informação pode ser repassada para este. Estarei acessando diariamente.
A sua colaboração, assim como a de todos os ouvintes será fundamental para que o programa corresponda as expectativas.

Um abraço.



Att.
Marcio Steiner - Rádio Independente 950AM
Arroio do Meio em Destaque

terça-feira, 10 de maio de 2011

O LIVRO....RÁDIO INDEPENDENTE 60 anos no ar! O OLHAR DE QUEM JÁ LEU A OBRA!

É uma história de pessoas, e não apenas daquelas diretamente envolvidas na produção radiofônica. História de investidores, de anunciantes, de ouvintes, de gente solidária que confundiu suas vidas com a da Rádio, que marcou sua rotina com a sintonia da Independente, que foi fiel, apoiadora - e ganhou com isso.

Ganhou informação, entretenimento, ganhou prestação de serviço e criou uma relação que funciona como um caminho de duas mãos.

(fragmentos do Prefácio escrito por ALEXANDRE GARCIA)





Greici Feldens (E) e Schierholt analisando documentos
 

A obra está em fase de revisão e vai ser publicada ainda no primeiro semestre. A autoria é do pesquisador e historiador José Alfredo Schierholt e tem a coautoria da jornalista Greici Feldens.